top of page
Cópia_de_Cópia_de_White_&_Black_Modern

AGRESSIVIDADE INFANTIL

Saiba como lidar com essa situação

A agressividade infantil é, sem dúvida, um dos comportamentos mais complicados para os pais administrarem no dia a dia. Mesmo buscando alternativas para proporcionar bem-estar aos filhos, muitas famílias vivenciam situações de agressividade infantil, tais como:  comportamentos de bater, xingar ou morder os colegas e quebrar ou chutar objetos.

O primeiro passo para enfrentar essas situações é entender o que está acontecendo. Por que a criança está agindo dessa forma? O que ela está tentando comunicar?

A criança pode estar usando a agressividade como uma forma de expressar e extravasar sentimentos internos não percebidos pelos pais ou pode estar espelhando atitudes de outras pessoas.

É importante lembrar de que estamos lidando com crianças. Elas ainda não têm maturidade psíquica para entender seus sentimentos e emoções. A família precisa ter controle emocional para não reagir de forma impulsiva e agressiva. Isso pode retroalimentar o comportamento da criança. Isso acontece porque há a transmissão do modo de funcionamento: a criança internaliza e imita o comportamento do outro, sendo a agressividade o resultado de sua identificação com o adulto.


O ideal é ter paciência para observar os gatinhos dos comportamentos agressivos para reagir de forma assertiva para cada tipo de comportamento agressivo. 


Para evitar atitudes agressivas, sugerimos que os pais mantenham um ambiente acolhedor durante as interações com a criança. Além disso, recomendamos diálogos a fim de encorajá-la a expressar verbalmente suas emoções e ajudá-la a encontrar outras formas de obter o que quer sem ser agressiva.


Impor regras e limites pode ser o meio mais adequado e eficaz de lidar com o comportamento agressivo infantil, não só controlando, mas sim eliminando-o.

Os pais devem explicitar regras a serem seguidas, garantindo que a criança não se beneficie de seus comportamentos agressivos. É importante manter uma postura que promova a aprendizagem, como por exemplo, consolar a vítima ou pedir desculpas.

A eliminação do comportamento agressivo da criança vai depender postura da família frente a situação e as estratégias escolhidas para manejar as diferentes situações.


O envolvimento e parceria com a escola é fundamental para um trabalho multidisciplicar.

Se julgar necessário, procure ajuda profissional.

bottom of page