Cópia_de_Cópia_de_White_&_Black_Modern

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA - TAG

O transtorno de ansiedade generalizada é um tipo, relativamente comum, de Transtorno de Ansiedade.

Aproximadamente 3% dos adultos sofrem desse transtorno anualmente. As mulheres têm o dobro de probabilidade de sofrer deste transtorno. Começa frequentemente na infância ou na adolescência, mas pode ter início em qualquer idade.

Na maioria das pessoas, esse transtorno é oscilante e, ocasionalmente, agrava-se (sobretudo em períodos de estresse) e persiste ao longo de vários anos.

Cópia de Cópia de Cópia de White & Black

SINTOMAS

A pessoa com transtorno de ansiedade generalizada se sente constantemente preocupada ou angustiada e ela tem muita dificuldade em controlar esses sentimentos. A intensidade, a frequência ou a duração das preocupações são maiores que o esperado para aquela situação.
As preocupações são de natureza geral, incluem vários assuntos e, muitas vezes, saltam de um assunto para outro ao longo do tempo. Preocupações comuns incluem responsabilidades profissionais e familiares, dinheiro, saúde, segurança, reparos do carro e afazeres.

DIAGNÓSTICO

Para que um médico diagnostique o transtorno de ansiedade generalizada, a pessoa precisa sentir uma preocupação ou ansiedade que:

- É excessiva;

- Diz respeito a diversas atividades e eventos;

- Está presente mais dias do que o contrário durante seis meses ou mais;

Além disso, a pessoa precisa apresentar três ou mais dos sintomas a seguir:

- Agitação ou uma sensação de tensão ou nervosismo;

- Tendência a cansar-se facilmente;

- Dificuldade de concentração;

- Irritabilidade;

- Tensão muscular;

- Distúrbio do sono.

Antes de diagnosticar o transtorno de ansiedade generalizada, o médico realiza um exame físico. Ele pode solicitar exames de sangue ou outros para ter certeza de que os sintomas não são causados por uma doença física ou uso de um medicamento ou droga.

Uma combinação de psicoterapia e farmacoterapia

Esse transtorno costuma ser tratado por meio de uma combinação entre alguma forma de psicoterapia e farmacoterapia. A psicoterapia pode abordar as causas que desencadeiam a ansiedade e fornecer meios de superação.

Alguns antidepressivos, particularmente os inibidores de recaptação de serotonina seletivos (como escitalopram) e os inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (como venlafaxina), são eficazes no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Geralmente, demora algumas semanas antes de esses antidepressivos começarem a melhorar a ansiedade e, por isso, a pessoa recebe, de início, um benzodiazepínico juntamente com o antidepressivo. Os benzodiazepínicos são medicamentos ansiolíticos que melhoram a ansiedade rapidamente, em geral de forma imediata. Contudo, o uso prolongado de benzodiazepínicos pode causar dependência e esses medicamentos devem ser administrados, em geral, apenas por tempo limitado. Assim que o antidepressivo e a psicoterapia começarem a fazer efeito, é possível que a dose do benzodiazepínico comece a ser gradativamente reduzida e, depois, suspensa. Os benzodiazepínicos não devem ser interrompidos abruptamente.

A buspirona, outro medicamento ansiolítico, é eficaz para algumas pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. A utilização desse medicamento não causa dependência. No entanto, a buspirona pode demorar duas semanas ou mais para começar a fazer efeito.

Produtos fitoterápicos, como a valeriana podem ter efeitos ansiolíticos, embora sua eficácia e segurança no tratamento de transtornos de ansiedade, como o transtorno da ansiedade generalizada, exijam estudos mais completos.

A terapia cognitivo comportamental já demonstrou sua eficácia no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ao ser tratada com esse tipo de terapia, a pessoa aprende a:

- Reconhecer em que aspecto seus pensamentos estão distorcidos;

- Controlar os pensamentos distorcidos;

- Modificar seu comportamento adequadamente;

Relaxamento, ioga, meditação, exercício e técnicas de biofeedback também podem ser úteis.

Fonte: https://www.msdmanuals.com/