TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE

O que é Transtorno de Oposição Desafiante?

É definido como um padrão persistente de comportamento desobediente, hostil e desafiador, exercido por crianças e adolescentes, contra figuras de autoridade (como pais e professores). Obviamente, qualquer criança ou adolescente, até os mais bem comportados, podem ocasionalmente serem hostis ou recusarem-se a cooperar.Entretanto, naqueles diagnosticados com TOD, os comportamentos de raiva, oposição e agressão são constantes. Crianças com esse transtorno tendem frequente e ativamente a desafiar os pedidos ou normas dos adultos e deliberadamente aborrecer outras pessoas.

Menino que joga basquete
Menino encostado a uma árvore

Quais são os sinais e sintomas do TOD?Os sintomas geralmente começam antes de uma criança completar oito anos de idade. Eles incluem humor irritável, comportamento argumentativo e desafiador, hostilidade, agressividade e índole vingativa que duram mais de seis meses e causam problemas significativos em casa ou na escola.

Qual o tratamento para o TOD?O tratamento desta condição é multidisciplinar e depende de três eixos: medicação, psicoterapia e suporte escolar. A medicação auxilia em boa parte dos pacientes e melhora a auto-regulação de humor frente às frustrações. A psicoterapia deve centrar em mudanças comportamentais na família com medidas de manejo educacional (dar bons exemplos, dialogar com a criança, ter paciência ao falar e explicar o motivo das ordens dadas). Em relação ao suporte escolar, deve-se oferecer apoio, reforço e abertura para um bom diálogo, pois esta abertura melhora o engajamento do alunoopositor às regras escolares e a se distanciar de maus elementos.

Hora do banho