ENTENDA O QUE É CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR
A Constelação Sistêmica Familiar foi desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger, que trabalhou muitos anos como missionário e com terapia de grupos e casais. Ao longo desse tempo, ele percebeu que existiam algumas características que, a princípio, estavam invisíveis nos indivíduos, mas que eram perfeitamente explicáveis a partir do conhecimento das emoções e energias que eles acumularam desde a infância.
Esse método terapêutico tem como objetivo acessar as informações familiares inconscientes de maneira a conseguir ajudar as pessoas a resolverem seus assuntos mal resolvidos de forma completa. Nesse conceito, compreende-se que as experiências que acumulamos ao longo da vida nos tornam parte de inúmeros sistemas, que tanto podem nos ajudar como também limitar nosso crescimento e felicidade. Acredita-se que as emoções que herdamos da nossa família podem funcionar como âncoras negativas, tanto para nosso desenvolvimento pessoal como profissional. Se na história do indivíduo há separações traumáticas, situações conflituosas, tragédias e perdas, por exemplo, ele poderá apresentar reflexos disso em suas decisões, sentimentos, crenças, comportamentos, relações e resultados.
Assim, a Constelação amplia nossa consciência e nos ajuda a compreender quais são os sentimentos e energias que enfraquecem nosso equilíbrio emocional e nossa paz interior.