AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
O que é?
É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. Avalia as funções cognitivas tais: como raciocínio, memória, linguagem, atenção, entendendo se há alterações tais como; desordens neurológicas, do desenvolvimento ou transtornos. Além disso, analisa os aspectos emocionais e comportamentais do indivíduo, correlacionando com suas funções cognitivas.
Como é feito?
Por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o neuropsicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção.
Qual o objetivo?
Para investigar o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária do paciente.
Quando é indicado?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:
1. Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.).
2. Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
3. Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
4. Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
5. Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo.
6. Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada etc.
O que é avaliado?
O profissional avalia os seguintes pontos:
• Atenção, memória e aprendizagem.
• Planejamento e organização (funções executivas).
• Habilidades perceptivas e motoras.
• Habilidades visuo-espaciais.
• Habilidades acadêmicas.
• Resolução de problemas.
• Capacidade de raciocínio e julgamento.
• Linguagem.
• Humor e comportamento.
CAROLINA NOGUEIRA
PSICÓLOGA CLÍNICA
CRP 69598/06
Carolina é Psicóloga formada há mais de 20 anos, vem exercendo suas atividades profissionais desde então com foco principalmente em crianças e adolescentes, tendo se especializado nesta área, realizando Formação na Abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com este público. Encontrando-se em constante atualização e aprimoramento, possui especialização na abordagem da TCC e em Neuropsicologia, além de Aprimoramento em Obesidade e Emagrecimento nesta abordagem e ainda, Avaliação Neuropsicológica de Idosos. Acredita ser essencial a todos a busca pelo constante conhecimento e pela melhoria de sua qualidade de vida. Sua frase preferida: aprendemos todos os dias alguma coisa.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Sabemos agora que não há um autismo, mas muitos tipos, causados por diferentes combinações de influências genéticas e ambientais.
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de base genética bastante relevante. Trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento. Está relacionada com a regulação de um determinado conjunto de funções cerebrais e comportamentos relacionados. É caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento.
ENDEREÇO E CONTATO
Rua do Trilhos, 1512, Sala 6 - Mooca - São Paulo - SP
CEP 03168-009
☎ 11 976343682